Gente verdadeira

Infâncias Indígenas

A série foi feita em português do Brasil e também nos idiomas de cada povo indígena, com o trabalho de tradutores e narradores das comunidades. Se você é educador, estudante ou gestor de escolas indígenas, pode assistir a esta série de 13 episódios gratuitamente nas línguas de 13 povos diferentes. Basta programar a exibição com antecedência e preencher o formulário no final da página que enviaremos os links pelo e-mail cadastrado no formulário.

Ilustração.Uma mulher indígena grávida com uma mão na barriga. Ela está sentada com as pernas cruzadas, usa calça verde e camisa de manga comprida cinza. Tem cabelos longos, pretos e lisos, nas pontas mechas rosas.
Ilustração. Uma samambaia verde.
Ilustração. Uma samambaia verde.

Narrada por uma criança que ainda não nasceu, a série Gente Verdadeira mostra diferentes infâncias indígenas que crescem em todo o Brasil. Elas ampliam o fluxo urbano e convivem com tecnologias contemporâneas, mas também mantém a vida ancestral. Em comunidades remotas ou em áreas urbanizadas, meninas e meninos vivem realidades que trazem perguntas sobre o futuro de toda a humanidade.

TRAILERS DOS EPISÓDIOS

Trailer em Patxohã:

Logos: Ancine – Agência Nacional do Cinema. BRDE. FSA. Prêmio Catarinense de Cinema. Fundação Catarinense de Cultura. Governo de Santa Catarina. Filmes que voam. Cine Brasil TV. Animação. Duas células formam um bebê. Um traço vermelho faz um contorno ao redor da criança. Entre folhagens, uma fruta amarela com traços vermelhos. Dois círculos pretos se unem sobre a barriga de uma mulher grávida. Sob a lua cheia, indígenas balançam chocalhos ao redor de uma fogueira. Um indígena pinta o rosto de bege e preto. Mãos tocam um tambor. Uma mulher grávida acaricia a barriga. Criação e direção geral: Chico Faganello. Em letras brancas: Gente verdadeira – Pataxó. Legenda: Parentes contam que o primeiro Pataxó, nasceu da última gota de chuva. O mundo dos Pataxós era tão grande, que o céu, a terra e o mar, se uniam em um mundo só.

Trailer em Wai-Wai:

Logos: Ancine – Agência Nacional do Cinema. BRDE. FSA. Prêmio Catarinense de Cinema. Fundação Catarinense de Cultura. Governo de Santa Catarina. Filmes que voam. Cine Brasil TV. Animação. Duas células formam um bebê. Um traço vermelho faz um contorno ao redor da criança. Uma castanha cortada ao meio. Castanhas cobrem parte do corpo de uma mulher grávida. Dois círculos pretos se unem sobre a barriga. Próximo à mata, um homem vira a castanha para baixo. Atrás dele, homens carregam peixes. Uma mulher grávida acaricia a barriga. Criação e direção geral: Chico Faganello. Em letras brancas: Gente verdadeira – Waiwai. Legenda: Que bom. Chegaram as primeiras chuvas. Está começando o inverno na Amazônia. Os rios começam a encher.

Trailer em Makuxi:

Logos: Ancine – Agência Nacional do Cinema. BRDE. FSA. Prêmio Catarinense de Cinema. Fundação Catarinense de Cultura. Governo de Santa Catarina. Filmes que voam. Cine Brasil TV. Animação. Duas células formam um bebê. Um traço vermelho faz um contorno ao redor da criança. Flores cor de laranja. Dois círculos pretos se unem sobre a barriga de uma mulher grávida. Sobre um rio, cachos de bacaba, fruto redondo, pequeno e escuro. Dois peixes nadam no rio. Uma mulher grávida acaricia a barriga. Criação e direção geral: Chico Faganello. Em letras brancas: Gente verdadeira – Makuxi. Legenda: Eu ainda não nasci, e quando nascer, terei um nome. Já sinto quando o sol nasce e se esconde. Aqui não temos energia elétrica. Usamos uma placa solar, que o meu pai comprouna Venezuela, que fica aqui bem pertinho. Minha mãe se chama Katharina, e o meu pai, Zacarias, mas todos chamam ele de Isaque.

Trailer em Kaingang:

Logos: Ancine – Agência Nacional do Cinema. BRDE. FSA. Prêmio Catarinense de Cinema. Fundação Catarinense de Cultura. Governo de Santa Catarina. Filmes que voam. Cine Brasil TV. Animação. Duas células formam um bebê. Um traço vermelho faz um contorno ao redor da criança. Sobre fundo azul, uma pinha cortada ao meio, ao redor vários pinhões. Dois círculos pretos se unem sobre a barriga de uma mulher grávida. Uma cachoeira deságua em um rio de águas azuis e forma uma espuma. Sentada no chão, de pernas cruzadas, uma mulher grávida, acaricia a barriga. Criação e direção geral: Chico Faganello. Em letras brancas: Gente verdadeira – Kaingang – Povo das Araucárias. Legenda: Mais um dia bonito começando no meu lugar. Eu ainda não nasci, mas já sei muito. É que minha mãe conversa todo dia comigo, pela barriga. Ela me disse que eu vou chegar no inverno.

Trailer em Ingarikó:

Logos: Ancine – Agência Nacional do Cinema. BRDE. FSA. Prêmio Catarinense de Cinema. Fundação Catarinense de Cultura. Governo de Santa Catarina. Filmes que voam. Cine Brasil TV. Animação. Duas células formam um bebê. Um traço vermelho faz um contorno ao redor da criança. Corpos de uma serpente ao redor de um rio margeado por rochas. Dois círculos pretos se unem sobre a barriga de uma mulher grávida. O espaço sideral. À frente de uma casa e de um campo, uma indígena com cesto nas costas. Uma mulher grávida acaricia a barriga. Criação e direção geral: Chico Faganello. Em letras brancas: Gente verdadeira – Ingarikó. Legenda: Sou o povo das alturas. Porque vim do céu. Poucas pessoas vivem aqui, e lá longe, está o Monte Roraima. E aqui é minha comunidade, é a comunidade Meró, e aqui também mora o sapo. E esta é a cachoeira do Meró, o sapo.

Trailer em Kaapor:

Logos: Ancine – Agência Nacional do Cinema. BRDE. FSA. Prêmio Catarinense de Cinema. Fundação Catarinense de Cultura. Governo de Santa Catarina. Filmes que voam. Cine Brasil TV. Animação. Duas células formam um bebê. Um traço vermelho faz um contorno ao redor da criança. Folhagens revelam um jabuti e uma paca. Dois círculos pretos se unem sobre a barriga de uma mulher grávida. Próximo a mata, construção com telhado de palha e redes. Uma mulher grávida acaricia a barriga. Atrás dela, grande árvore de tronco largo. Criação e direção geral: Chico Faganello. Em letras brancas: Gente verdadeira – Kaapor. Música: Com a floresta nós temos vida. Com a floresta nós temos vida. Com ela aprendemos também. Sem a floresta não temos vida. Com ela aprendemos também. Sem a floresta não temos vida.

Trailer em Awa-Guajá:

Logos: Ancine – Agência Nacional do Cinema. BRDE. FSA. Prêmio Catarinense de Cinema. Fundação Catarinense de Cultura. Governo de Santa Catarina. Filmes que voam. Cine Brasil TV. Animação. Duas células formam um bebê. Um traço vermelho faz um contorno ao redor da criança. Entre folhagens, uma fruta cortada ao meio. Dois círculos pretos se unem sobre a barriga de uma mulher grávida. Ao fundo, queixadas, porcos do mato. Um quati, animal de pequeno porte, de pelo marrom e focinho comprido. Uma mulher grávida acaricia a barriga. Criação e direção geral: Chico Faganello. Em letras brancas: Gente verdadeira – Awá-Guajá. Legenda: Ainda existem grupos de indígenas em isolamento na Amazônia, que rejeitam contato, e vivem onde se sentem seguros, longe de madeireiros, garimpeiros, caçadores e religiosos.

Trailer em Cinta-Larga:

Logos: Ancine – Agência Nacional do Cinema. BRDE. FSA. Prêmio Catarinense de Cinema. Fundação Catarinense de Cultura. Governo de Santa Catarina. Filmes que voam. Cine Brasil TV. Animação. Duas células formam um bebê. Um traço vermelho faz um contorno ao redor da criança. Uma castanha partida ao meio. Dois círculos pretos se unem sobre a barriga de uma mulher grávida. Em um campo de futebol, dois jovens à frente do gol. Uma bola vermelha é lançada no campo. Dois macacos pendurados nas laterais da tela. Ao redor de uma mulher grávida, que acaricia a barriga, dois indígenas e troncos de bambu. Criação e direção geral: Chico Faganello. Em letras brancas: Gente verdadeira – Ingarikó. Legenda: Foi o neto de Ngurá, um encantado, que fez a gente, os indígenas do povo Cinta-Larga, aqui na maior floresta do mundo. Os parentes do nosso povo nascem de três formas diferentes, quem nasce do cipó é Kakin, o cipó. Quem nasce da castanha é do clã Mam. E tem os Kabãn, que nascem numa árvore que dá frutinhas coloridas.

Trailer em Guarani:

Logos: Ancine – Agência Nacional do Cinema. BRDE. FSA. Prêmio Catarinense de Cinema. Fundação Catarinense de Cultura. Governo de Santa Catarina. Filmes que voam. Cine Brasil TV. Animação. Duas células formam um bebê. Um traço vermelho faz um contorno ao redor da criança. Em uma região montanhosa, árvores com flores amarelas. Dois círculos pretos se unem sobre a barriga de uma mulher grávida. Uma floresta. Cachos de bananas pendurados sobre uma capivara. Sentada, uma mulher grávida acaricia a barriga. A ponta dos cabelos longos, tingidas de cor-de-rosa. Ao lado, um cachorro amarelo a observa. Criação e direção geral: Chico Faganello. Em letras brancas: Gente verdadeira – Guarani. Legenda: Eu ainda não nasci, mas estou em todos os lugares. Uma criança está sempre em todos os lugares. Na terra indígena guarani, no Morro dos Cavalos.

Trailer em Kambeba:

Logos: Ancine – Agência Nacional do Cinema. BRDE. FSA. Prêmio Catarinense de Cinema. Fundação Catarinense de Cultura. Governo de Santa Catarina. Filmes que voam. Cine Brasil TV. Animação. Duas células formam um bebê. Um traço vermelho faz um contorno ao redor da criança. Dois círculos pretos se unem sobre a barriga de uma mulher grávida. Em um rio de águas verdes, um homem navega em uma canoa. Uma indígena desenha traços pretos na barriga da mulher grávida. Criação e direção geral: Chico Faganello. Em letras brancas: Gente verdadeira – Omágua – Kambeba. Legenda: Minha mãe é Ingrid. Aqui estou eu, uma criança do povo Omágua-Kambeba. O povo Kambeba só dá o nome para os filhos quando eles estão fora da barriga da mãe. Assim, pode ser que meu nome seja Wyka Kuyrá, que quer dizer Fortinho e ainda bem aqui estou eu.

Trailer em Tukano:

Logos: Ancine – Agência Nacional do Cinema. BRDE. FSA. Prêmio Catarinense de Cinema. Fundação Catarinense de Cultura. Governo de Santa Catarina. Filmes que voam. Cine Brasil TV. Animação. Duas células formam um bebê. Um traço vermelho faz um contorno ao redor da criança. Entre folhagens, uma fruta cortada ao meio. Dois círculos pretos se unem sobre a barriga de uma mulher grávida. Em um rio de águas verdes margeado por mata fechada, um homem navega em um barco. Uma mulher grávida acaricia a barriga. Criação e direção geral: Chico Faganello. Em letras brancas: Gente verdadeira – Parque das Tribos. Legenda: Por aqui, as estradas são os rios que ligam os lugares e as pessoas, lá de longe, desde onde o mundo começa. É pelos rios que as pessoasvão para as escolas, visitam os amigos e parentes, vão passear, buscar ajuda, ou simplesmente partem de um lugar, para viver coisas diferentes em outro.

Trailer em Laklano-Xokleng:

Logos: Ancine – Agência Nacional do Cinema. BRDE. FSA. Prêmio Catarinense de Cinema. Fundação Catarinense de Cultura. Governo de Santa Catarina. Filmes que voam. Cine Brasil TV. Animação. Duas células formam um bebê. Um traço vermelho faz um contorno ao redor da criança. Folhas de árvores caem sobre a barriga de uma mulher grávida. Dois círculos pretos se unem sobre a barriga. Em uma região montanhosa, fileiras de xaxins, árvores de galhos finos com centenas de folhas estreitas. Folhas de árvores caem sobre elas. Uma mulher grávida acaricia a barriga. Criação e direção geral: Chico Faganello. Em letras brancas: Gente verdadeira – Laklano-Xokleng. Legenda: Eu me chamo Txulunh e também Layane e vou nascer num lugar chamado José Boiteux. Fica no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina no sul do Brasil. E eu estou aqui. É uma cidade montanhosa, com um centro pequeno, e muitas cachoeiras e rios.

Trailer em português:

Duas indígenas de cabelos pretos, lisos, com franjas e longos. Nas bochechas, desenho de uma flecha. Nos ombros e abaixo do pescoço, pinturas com traços e triângulos pretos. Outras duas indígenas usam cocares com penas amarelas e cordões. Uma mulher negra de cabelos cacheados, cocar com penas brancas, verdes e vermelhas e rosto pintado. Uma indígena amamenta um bebê. Próximo a ela, outras mulheres indígenas conversam. Uma jovem branca de cabelos lisos, cocar colorido e cruzes brancas na testa, nas bochechas e queixo observa ao redor. Uma mulher grávida com a barriga pintada com círculos brancos e uma cruz. Ela está sentada e usava saia de palha. Em um local fechado, dezenas de mulheres indígenas. Elas batem os pés no chão. Um grupo com os seios desnudos participa de uma passeata. Em uma área aberta, as mulheres reunidas. À noite, elas realizam uma manifestação. Uma delas com um bebê nos braços.

Leve para a sua escola indígena

Preencha os dados abaixo que você receberá os filmes no seu e-mail:
Logo Cine Brasil TV
Logo. Em letras pretas ‘Fundo Setorial do Audiovisual’. Em cima, dentro de um retângulo verde em letras brancas ‘FSA’. Ao lado, dois retângulos, um azul e outro amarelo.
Logo. Em letra verde ‘Prêmio Catarinense de Cinema’. As letras E das três palavras são representadas por um rolo de filme analógico, em vermelho.