28 jun Filme Deserto Verde é premiado em duas categorias no FAM 2016
Deserto Verde, documentário produzido pela Filmes Que Voam, ganhou dois prêmios no FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul) 2016. O filme foi vencedor do prêmio Juri Popular de Melhor Filme na categoria Mostra Catarinense e Prêmio Aquisição do Canal Brasil.
A partir de depoimentos de moradores da região da Serra Catarinense, que vive em comunidades próximas ao Rio Canoas, e de pesquisas científicas do professor Carlos Soares, da Universidade Federal de Santa Catarina, o documentário trata do impacto ambiental gerado pela produção de papel e celulose, que começa com a monocultura dos pinus e termina com a contaminação de mananciais que abastecem o aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do planeta.
“Quando terminamos o documentário Espírito de Porco , que também trata da poluição dos rios por conta da produção industrial de suínos, escrevemos o primeiro roteiro, que se chamava A Árvore da Mentira e o Peixe Mutante, e que depois a Juliana Kroeger, diretora, transformou”, conta Chico Faganello, produtor-executo e roteirista.
O filme estará disponível no Canal Brasil ainda neste ano.
Imagem do filme Deserto Verde