15 fev Publicidade acessível: boas práticas de baixo custo e altos resultados para uso de legendas
As agências de propaganda e produtoras de conteúdo poderiam se aliar aos grandes e pequenos anunciantes para usarem algumas práticas que melhorariam o alcance de seus produtos e poderiam evitar o constrangimento de expor ao mundo que aquela empresa não tem empatia, ou que ainda não aprendeu a se comunicar com pessoas cegas, com baixa visão, surdas, ensurdecidas, com aspectos do autismo, daltônicas, idosos e várias outras com diversidade sensorial. Afinal, já existem tecnologias, métodos e conhecimentos consolidados para isso, e quase todos de baixo custo.
Aqui no blog vamos passar algumas dicas para as três principais técnicas para acessibilidade utilizadas hoje em dia: legendagem, audiodescrição e língua brasileira de sinais (libras). É bom lembrar que, como qualquer atividade na indústria de comunicação, sobretudo audiovisual, elas estão em constante adaptação e evolução, mas os princípios são conhecidos há muitos anos e qualquer produtora e agência de propaganda já deveria tê-los em suas rotinas.
Dicas de utilização de legendas para acessibilidade
Neste post vamos começar pelas legendas e legendas para surdos e ensurdecidos, que não requerem tecnologias complexas e podem ser produzidas com softwares gratuitos. Ao contrário do que se pensa, não servem apenas para pessoas surdas. Aquele usuário que está assistindo o comercial num bar ou restaurante barulhento também vai precisar. O pai ou a mãe que está com o filho dormindo e não pode ouvir o som da tv, o idoso que, como grande parte dos humanos progressivamente perde um pouco da audição, entre outros em diferentes situações de fruição de vídeos, também ativam legendas e, simplesmente, terão mais conforto associado ao seu produto.
Ainda que em muitas plataformas “as legendas são geradas automaticamente”, sabemos que as legendas automáticas não são boas – erram palavras e caracteres e não tem segmentação retórica (chegam atrasadas), nem segmentação linguística (as frases não tem as palavras e seus complementos organizados adequadamente) e muitas vezes a formatação é simplesmente horrível.
Estudos de rastreamento ocular com consumidores de filmes indicam que os usuários fazem movimentos de visita entre as legendas e a área de interesse da ação na tela, e estes milissegundos são precisos, porque exigem concentração e ação do cérebro. Se as legendas não forem boas, o espectador vai cansar à medida que o tempo passa.
Como fazer legendas para surdos e ensurdecidos
Por isso faça sempre legendas boas. Como? Simplesmente passe para o seu editor o roteiro do vídeo que ele copia o texto, ou se na primeira vez ele não gostar ou não tiver tempo de escrever ou corrigir a transcrição automática que vai virar legendas, logo internamente vocês vão encontrar a solução, que não requer muito tempo: apenas profissionais atentos à segmentação, à ortografia, ao tempo de exposição na tela, número de caracteres e outras pequenas características técnicas disponíveis gratuitamente (emissoras e plataformas já tem manual que pode ser acessado grátis).
As legendas para surdos e ensurdecidos – ou legendas descritivas podem sim ser mais complexas, porque descrevem personagens, músicas, sons e efeitos. Mas também podem ser compreendidas com estudos e profissionais sérios em pouco tempo, uma vez que o universo de usuários é muito amplo e, há anos, os estudos e a indústria já sabem como lidar com eles.
E a não ser que você tenha uma exibição em algum evento, quando a prudência recomenda manter os padrões escolhidos por você (alguns players, por causa dos códigos-fonte, desconfiguram as legendas: mudam de lugar, trocam caracteres, cores e geram outros problemas, e assim é melhor imprimir no vídeo as suas legendas revisadas), prefira distribuir legendas separadas do vídeo, para que os usuários ativem e desativem. Distribua o seu vídeo para Tv, cinema e internet acompanhado de diferentes formatos, todos feitos com um click no software. Os mais comuns são .srt, .mcc e .xml – um dos três certamente vai funcionar bem durante a exibição do seu vídeo em qualquer plataforma. Os usuários agradecerão o capricho.
No próximo texto aqui no blog sobre publicidade acessível, traremos dicas sobre possibilidades simples e de baixo custo para audiodescrição. Siga-nos no instagram @filmesquevoam para acompanhar as publicações.
Aproveite para ler agora o primeiro texto desta série:
PUBLICITÁRIO: INCLUA ACESSIBILIDADE NO PLANEJAMENTO DA SUA CAMPANHA