17 jun Sobre o uso de #ParaTodosVerem, #PraCegoVer e outras hashtags
Acreditamos que cada um pode usar a #Tag que considerar adequada ao seu trabalho de comunicação.
No caso da descrição de imagens, usamos #ParaTodosVerem, mas também são usadas #PraTodosVerem #PraTodoMundoVer e #PraCegoVer. E outras podem ser criadas.
Nós usamos a #ParaTodosVerem porque falamos para todos, não apenas para os cegos ou para um grupo específico de pessoas.
No dia-a-dia, com as tecnologias atuais, pessoas com baixa visão (aquelas com 30% ou menos no melhor olho), além de pessoas com deficiências mentais e físicas, podem usar a descrição de imagens estáticas ou audiodescrição. E limitar a descrição aos cegos seria algo como sugerir um produto análogo, por exemplo, à “moda plus size” ou “macarrão sem glúten” – todos poderiam entender, mas se tornaria muito específica, ou somente para os cegos.
Além do mais, queremos falar também para profissionais da comunicação, compreendida em seu sentido amplo, sugerindo que ao elaborar os seus produtos de comunicação esses profissionais se ponham no lugar dos usuários cegos ou com baixa visão. Deste modo terão, na medida do possível, uma experiência entre iguais, ou seja, #ParaTodosVerem.
#ParaTodosVerem Arte gráfica com título “Como fazer descrição textual de imagens para pessoas cegas e com baixa visão”. Ao centro, capa de livro onde se lê “Guia Descrição textual de imagens Filmes que Voam”. Abaixo, sobre quadro branco, o texto “Baixe Gratuitamente o Guia Filmes Que Voam e amplie a acessibilidade da sua comunicação! bit.ly/guiaparatodosverem“. Na parte inferior, as hashtags #ParaTodosVerem #PraCegoVer. Ao fundo, foto de uma pessoa sentada no alto de uma montanha observando um céu repleto de estrelas.